A cirurgia metabólica é o tratamento mais eficaz para interromper a progressão da doença renal crônica precoce em pacientes com diabetes tipo 2.

É o que aponta uma pesquisa inédita, publicada na revista JAMA Surgery, uma das principais revistas científicas do mundo.

O estudo randomizado – em que os grupos utilizados no experimento são escolhidos de forma aleatória – seguiu uma rigorosa metodologia científica e é o primeiro no mundo com o objetivo de comparar a cirurgia metabólica com o melhor tratamento medicamentoso para pacientes com Diabetes tipo 2 e obesidade leve (IMC – Índice de Massa Corporal entre 30 e 35).

Segundo o cirurgião autor principal do estudo, o diabetes é uma doença crônica e progressiva, e o paciente com lesão renal inicial frequentemente evolui para diálise ou transplante renal; além de apresentar um alto risco de complicações cardiovasculares, como infarto e derrame (Acidente Vascular Cerebral – AVC).

As doenças microvasculares são aquelas que danificam os pequenos vasos dos olhos (retinopatia), rins e nervos (neuropatia). Já os danos renais causados pelo diabetes demoram mais tempo a serem percebidas pelos pacientes.

O monitoramento regular dos níveis de proteína presentes na urina é fundamental para diagnosticar precocemente e evitar a evolução das complicações renais que ocorrem no diabetes e podem levar ao comprometimento total da função dos rins.

📚 Fonte: Sociedade Brasileira de cirurgia Bariátrica e Metabólica

#bariatrica #cirurgiabariatrica #cirurgiametabolica #cirurgia #cirurgiabariatricaemetabolica #medicinaparacatu #diabetes #doencarenal #paracatu